[A+] [a-]

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

HC in Focus Entrevista

Eis o fim de mais um ano. Todas as turbulências de uma rotina muitas vezes maçante junto a um misto de sensações e sentimentos afloram, quase sempre gerando um stress maior a muitas pessoas. As grandes festas se aproximando, o consumo em massa para as compras, comércio fervoroso ... Agitação.

Mas em meio a esse turbilhão, estão os jovens adolescentes em idade e fase de transição. Dos quinze aos dezoito anos, cursando e terminando o ensino médio, os mesmos se preparam para um importante passo em suas vidas; A escolha da carreira.

Todos os receios, temores e dúvidas se sobressaltam, causando à grande maioria muitas incertezas e um nervosismo ás vezes fora do normal. Tudo acompanhando da palavra-chave, ‘ Vestibular ‘.

Será que o mesmo, realmente é esse ‘ bicho de sete cabeças ‘ que muitos imaginam ser ? ... Há alguma fórmula que possa ser ensinada aos jovens que irão passar por essa etapa para que essa tensão possa ser reduzida ? ... Nada melhor para essa compreensão, do que um bate-papo em forma de entrevista com quem vivencia essa situação. Dessa forma, a equipe HC in Focus entrevistou a recém formada aluna da terceira série do ensino médio, Izabela Fonseca, a quem temos a grata satisfação de agradecer por sua atuação junto ao nosso trabalho e parabenizar por sua competência e garra, ao enfrentar pela primeira vez o tão temido Vestibular.

Desenvolvemos questões básicas para esse tema. Pois é no mais simples que se iniciam os primeiros entendimentos e o preparo para as dúvidas que porventura possam aparecer no futuro, durante essa jornada de árduos estudos e sérias decisões.

Analisem ... Esclareçam ... Se encontrem ... Aproveitem e dividam conosco suas dúvidas e sugestões.

Hilário Gonzalez Júnior.

Entrevista :

Izabela Fonseca – 17 anos, recém formada na terceira série do ensino médio, ex-aluna do Colégio Arnaldo – B.H. - M.G., prestou no último mês de Novembro de 2010 o Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio ), para o curso de Arquitetura da UFMG.

.................................................................

HC in Focus: Qual foi sua primeira impressão ao ouvir a palavra ‘ vestibular ‘ ?

Izabela : A primeira vez que ouvi a palavra vestibular foi na escola. Dentro do universo dos estudos sempre essa palavra foi usada com frequencia, então não estranhei. Era uma nova perspectiva, um caminho imposto pela escola, pela sociedade e que eu sabia muito bem que era o caminho que todos os jovens iriam seguir.

HC in Focus : As orientações que você recebeu sobre o que é um vestibular foram favoráveis no momento em que você começou a se prepar para a prova ?

Izabela : Claro; Acho que o fato de ter a oportunidade de ter estudado em um colégio particular, o vestibular passou a ser inserido no meu ensino desde o início do aprendizado. Não foi apenas no ensino médio que passei a ter a noção de, o que era o vestibular, desde o inicio, no ensino fundamental a escola procurou mostrar aos poucos esse universo e isso ajudou para que eu não tivesse um impacto negativo. Então quando chegou no momento de viver o vestibular eu estava psicologicamente preparada para o momento.

HC in Focus : Qual foi o seu maior receio a respeito do que se refere a um vestibular ?

Izabela : Prestar vestibular traz muita ansiedade e insegurança. É uma concorrência de tamanha grandeza que passa a sensação que você não sabe se está realmente preparado para fazer e passar, mesmo tentando como treinante, quando vi que não havia passado me senti frustrada, não sabia mais se o caminho de estudo que eu trilhei estava certo.

HC in Focus : Com todas as dúvidas, temores e tempo de preparação para a realização da prova, você acredita que estava preparada para realizar este vestibular ?

Izabela : Acredito sim, mas sempre dá aquela sensação de insegurança e medo. Não estou concorrendo com uma ou duas pessoas, são 16 pessoas por vaga e dentre elas estão aquelas que estudam em colégio de excelente qualidade. Mas procuro acreditar no meu potencial. Se não der certo, é porque ainda não estava na hora.

HC in Focus : Como vestibulanda, qual seria sua sugestão para alunos, que assim como você, estão se preparando para realizar mais essa decisiva etapa de suas vidas ?

Izabela : O importante é acreditar primeiro em você. No trabalho que você fez durente esse último ano. Tem que esquecer dos outros e ter pensamento positivo. Acreditar que aquela vaga é sua, e que tem outras a disposição para os demais concorrentes. Na véspera da prova, nada de ficar estudando. É preciso descontrair, relaxar para que no dia você esteja com o psicológico bom para enfrentar a maratona.

HC in Focus : Como proceder para evitar os ‘ temores ‘ que rondam a expressão e o momento, vestibular ?

Izabela : Estudar é o principal. As vezes o fator ‘ sorte ‘ conta muito, mas é importante cada um fazer a sua parte. Se você estuda e sente que está preparado já é o principal passo. O vestibulando tem que aprender a dividir o tempo de estudo e diversão. É importante abrir mão de algumas festas e baladas para estudar, e se concentrar naquilo que realmente você quer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails