Recursos Humanos
Caro leitor,
É interessante o título acima. Muitos talvez se perguntem, o que tem em comum a personalidade e o ambiente de trabalho ? ... Pois bem. Saibam que tem tudo a ver. Somos uma soma de emoções e sentimentos, conflitos e concordâncias, um misto de situações e resoluções. Desse modo, em todas as ações que praticamos, é demonstrado o reflexo de quem somos e como somos.
Assim também é composto o ambiente de trabalho e todos os objetos que nele existem e que utilizamos para o desenvolvimento de nossas funções. Aos mesmos, é transportado de modo imperceptível por cada um de nós os sentimentos que levamos conosco.
Eis o ambiente de trabalho. Se estamos calmos e serenos, transpomos ao núcleo empresarial e a todo o conjunto de objetos - e principalmente aos demais companheiros - uma atmosfera de bem estar, tranquilidade e prazer. E assim, desvendam-se as questões cotidianas de modo bem mais tranquilo, resultando na satisfação necessária e desejada, tanto pelo trabalho quanto para seus colaboradores. Se apresentamos raiva, ou qualquer outro tipo de sentimento negativo, mesmo inconscientes passamos essa sensação a tudo aquilo que convivemos. Exemplo : se esperamos um resultado de alguma ação e a mesma não sai da maneira desejada e demonstramos o sentimento negativo, todo o conjunto que se encontra no local será afetado. Tudo parece dar errado e o clima se torna insustentável.
Então, como devemos agir ?
Siga os passos a seguir :
1- Não levar problemas pessoais para o ambiente de trabalho.
2- Procurar se manter sempre calmo, desde o momento em que se adentra ao seu local de trabalho, consciente de que a calma é o ‘ carro-chefe ‘ de toda e qualquer situação.
3- Estar ciente de que a forma como se tocam os objetos utilizados para desenvolver as ações também é importante para um bom funcionamento das tarefas rotineiras.
4- Respeito mútuo. A tudo e a todos.
Analisar as quatro opções acima. Interpretar cada uma delas e colocá-las em prática nos dá, com toda certeza, um resultado muito promissor e vantajoso, com a plena consciência de que ‘ quem começa todo esse processo somos nós mesmos ‘.
Hilário Gonzalez Júnior.
Um comentário:
Amigo, belo, verdadeiro e importantíssimo texto escrito, pena que nem sempre todos seguem conviver e buscar o melhor para o desenvolvimento pessoal e profissional... Existe sempre a competição e poder dentro das empresas.
Mas, um dia, quem sabe, isso deixe de ser uma realidade e o sucesso será dividido entre todos os funcionários. Assim espero.
O trabalho rende muito mais quando o ambiente é favorável!
Grande abraço!
João Paulo Leroy.
Postar um comentário