Recursos Humanos
Caros leitores,
Caros leitores,
Eis um tema objeto de divergências, mas de sumária importância para a compreensão dos demais que serão aqui debatidos, motivo este pelo qual será postado de início.
De origem do Latim, ‘responsabilitate’, sabemos que a responsabilidade nada mais é do que responder por nossas próprias ações. Seja qual for a ação que exerçamos ou decisão que tomemos devemos arcar sempre com as conseqüências advindas. A falta de responsabilidade acarreta, entre outras, a falta de credibilidade do indivíduo em qualquer aspecto de sua vida, e em particular, no mercado de trabalho.
No âmbito da responsabilidade, não há separação de raça ou perfil social. Ela pode ser considerada mais um pilar na busca pela perfeição do ser humano e deve ser moldada e reformulada desde os primeiros anos de vida de uma pessoa. Embora muitas vezes se restrinja ao lado pessoal de cada um, a responsabilidade tem como objetivo o interesse público.
Assim, de acordo com o meio em que o indivíduo vive e atua, a responsabilidade aparece, acompanhando cada fase pela qual um ser humano passa, de forma discreta e aos poucos vai se firmando e se fortalecendo até que se torne, para a grande maioria da humanidade, um traço de grande peso na construção do caráter.
Em nossa sociedade, encontramos vários exemplos que caminham de forma contrária à ações responsáveis, como por exemplo, o comportamento de funcionários em seus locais de trabalho, tanto em relação aos serviços quanto em relação a seus companheiros; estudantes que dão atenção a outras situações, muitas vezes de pouca importância, sem atender ao seu objetivo principal que é o estudo; famílias que transformam banalidades em prioridades e mais uma infinidade de situações existentes que, num breve momento, aparentam não ser de grande valia, mas sendo revisadas e muitas vezes cobradas, dão lugar as turbulências pessoais. Turbulências essas que não sendo contidas a tempo, acabam por gerar vários conflitos, os quais influenciam no comportamento pessoal, familiar e profissional.
Portanto, julgo responsabilidade como um traço essencial que deve estar presente na construção do caráter pessoal de todo ser humano.
Hilário Gonzalez Júnior.
2 comentários:
Caro Hilário, muito interessante este tema abordado por vossa senhoria, porém, gostaria que fosse aprofundado a cerca do tema em questão quanto a responsabilidade tratada no ambiente de trabalho.
Este tema muito me interessa e gostaria que nos tecesse alguns cometários a respeito.
Certo de sua resposabilidade quanto ao tema, aguardo ansiosamente.
Atenciosamente
Alexandre Ribeiro
Boa tarde Alexandre, inicialmente obrigado por sua visita ao nosso Blog. Desde já nos colocamos a disposição para atender prontamente a qualquer dúvida. De acordo com nosso método de trabalho, divulgamos um determinado tema e sequêncialmente vamos atribuíndo outros perfis e assuntos relacionados ao mesmo. Se houver uma necessidade maior, envie-nos um e-mail e de modo especial trataremos de maneira mais aprofundada o assunto. Contamos com sua participação permanente comentando, questionando e sugerindo. Sds, Hilário.
Postar um comentário