[A+] [a-]

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Coluna HC in Focus - Marketing Virtual

Por João Paulo Leroy

32 anos
Publicitário e Músico

Marketing Virtual é uma das técnicas mais avançadas e importantes do Marketing. Consiste em um combinado entre informação, persuasão e interatividade.

A informação é mais direta e de fácil entendimento, a persuasão está inserida no próprio texto junto à elementos e imagens que vão proporcionar um layout agradável da página e provocante no quesito despertar o desejo em ler, comprar ou até mesmo divulgar o que se lê. Já a interatividade é uma das principais partes do Marketing Virtual, pois é ela a grande responsável pelo sucesso desta técnica de comunicação e vendas à distância.

A interatividade, propriamente dita, é a ferramenta do Marketing que vai aproximar o leitor ao produto/serviço/empresa oferecido pelo site. É no contato que o consumidor vai se sentir “tocado” e “importante” para as empresas.

Ele entra no site, tem o primeiro contato com o produto/serviço, lê os textos, olha e amplia as fotos dos produtos, conhece a sede que vai lhe prestar os serviços e depois vai até a caixa de texto ou um e – mail disponível na página, que é o local que o manterá em contato com a empresa. Ali ele faz seu pedido, deixa um comentário, uma sugestão, uma crítica e até pode indicar aquela página ou texto que leu para outras pessoas.

Agora o mais interessante: o leitor fez a visita à página, deixou seu pedido, seu comentário, sua crítica e quando abre seu e – mail, o que vê? Um e-mail resposta daquela página que ele visitou. Mas não é qualquer e – mail, é um e – mail exclusivo, direcionado à ele e isso o deixa mais interessado, ele se sente importante e sabe que a empresa lhe deu retorno do que precisava.

Aí está o sucesso do Marketing Virtual. Ele é veloz, direto e sabe persuadir com excelência todos aqueles que fazem um primeiro contato. Até porque um dos princípios da divulgação é: a primeira impressão é a que fica. E no meio virtual, tecnológico há pouquíssimas falhas a respeito de insatisfação imediata de serviços, atendimento e qualidade de produtos.

Claro que também ainda não é o meio mais seguro e o melhor para se comprar, vender ou fazer contatos diretos, mas, isso também é uma questão cultural, logo toda população brasileira terá acesso direto à internet e este se tornará um meio de maior sucesso em vendas e contatos e será um campo da comunicação praticamente indestrutível gerando muitos empregos, grande fonte de renda para as empresas e informação de qualidade para todos.

O Marketing Virtual tem grande importância para a educação, cultura e crescimento sócio-econômico se levado à sério e sendo feito por profissionais da área. No mais, é aguardar novos avanços da tecnologia sobre este assunto e depois desfrutar com certa comodidade, os serviços oferecidos pelas empresas em que você poderá tudo determinar e resolver direto de sua casa, de seu escritório ou até mesmo, de qualquer lugar do mundo.

Viva a tecnologia segura e usada sem fronteiras!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails