[A+] [a-]

segunda-feira, 28 de março de 2011

Coluna HC in Focus - Consumo Consciente

Por:

João Paulo Leroy
32 anos
Publicitário e Músico

O consumidor não sabe se controlar diante de tantas ofertas, marcas, modelos e preços dos produtos. O que ocorre é um bombardeio de informações que o deixa perdido e cheio de dúvidas sobre o que comprar, qual modelo comprar e até mesmo em quem acreditar.

Infelizmente, vivemos na época do “descontrole”, pois em meio a tanta informação, tantos “inventos” que melhoram a saúde, aliviam as dores, nos tornam como atletas e atores de cinema, nos faz gastar cada vez mais dinheiro e com o passar do tempo, descobrimos que tudo aquilo logo não nos servirá para mais nada, pois já se foi a moda e continuar usando nos tornará ultrapassados e até mesmo piegas.

Em outras situações, até nos esquecemos daquele aparelho, que logo ganha um espaço num canto da casa. Fica ali jogado, pois não será mais usado.... Engraçado: às vezes o tal aparelho era motivo de briga, de estresse e hoje nem nos lembramos como funciona mais.

Aí está o perigo: o consumidor não tem noção do que quer, age muito por impulso e isso é devido à propaganda de massa e aos movimentos impostos pela sociedade, que busca determinar estereótipos de corpos, mentes, atitudes saudáveis e pertencentes às classes A, B ou C. O que infelizmente dá a sensação de estatus e luxo.

O consumo controlado é aquele em que qualquer cidadão age consciente, comprando o necessário e o que vai realmente lhe proporcionar bem-estar tanto econômico quanto físico. Sei que é fácil falar, escrever, mas se não conseguirmos o controle do consumo, em breve, máquinas e sonhos distantes de serem realizados tomarão conta de nossos ambientes de trabalho, estudo e até mesmo nossos lares.

Pensemos em nossas atitudes para tentar controlar conscientemente o que consumimos e também o que oferecemos. Só assim teremos uma vida realmente mais saudável e duradoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails