Recursos Humanos
Caro leitor,
Ao final da última semana, recebi este artigo de autor desconhecido, enviado por um grande amigo e também nosso leitor, João Paulo Leroy, Publicitário e Músico. Um tema atual, de grande importância e muitos valores. Frases de interesse mútuo, tanto para Empresa quanto para seu Colaborador. Não há muito o que expressar, apenas segue como sugestão pessoal, uma leitura atenta, transpondo para cada um de nós o que e como devemos agir quando desenvolvemos um trabalho em equipe.
Ao autor, deixamos o relato de nossos cumprimentos, acompanhados da grande vontade de que o mesmo se pronuncie junto a nós, leitores e também seguidores de suas teorias.
Hilário Gonzalez Júnior
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"O Real sentido do trabalho em equipe é a busca por resultados, uma busca interminável pelo sucesso mútuo. Onde não há estrelas, mas, somente uma constelação.
Trabalhar em equipe significa esquecer o "eu" para lembrar do "nós". É perceber que as potencialida-des individuais se unem para formar o sucesso do coletivo. Assim, alcançamos resultados de qualidade.
Dez ótimas dicas para o trabalho em equipe:
Cada vez mais o trabalho em equipe é valorizado. Porque ativa a criatividade e quase sempre produz melhores resultados do que o trabalho individual, já que "1+1= 3". Por tudo isto aqui ficam dez dicas para trabalhar bem em equipe.
1. Seja paciente
Nem sempre é fácil conciliar opiniões diversas, afinal "cada cabeça uma sentença". Por isso é importante que seja paciente. Procure expor os seus pontos de vista com moderação e procure ouvir o que os outros têm a dizer. Respeite sempre os outros, mesmo que não esteja de acordo com as suas opiniões.
2. Aceite as idéias dos outros
As vezes é difícil aceitar idéias novas ou admitir que não temos razão; mas é importante saber reconhecer que a idéia de um colega pode ser melhor do que a nossa. Afinal de contas, mais importante do que o nosso orgulho, é o objetivo comum que o grupo pretende alcançar.
3. Não critique os colegas
As vezes podem surgir conflitos entre os colegas de grupo; é muito importante não deixar que isso interfira no trabalho em equipe. Avalie as idéias do colega, independentemente daquilo que achar dele. Critique as idéias, nunca a pessoa.
4. Saiba dividir
Ao trabalhar em equipe, é importante dividir tarefas. Não parta do princípio que é o único que pode e sabe realizar uma determinada tarefa. Compartilhar responsabilidades e informação é fundamental.
5. Trabalhe
Não é por trabalhar em equipe que deve esquecer suas obrigações. Dividir tarefas é uma coisa, deixar de trabalhar é outra completamente diferente.
6. Seja participativo e solidário
Procure dar o seu melhor e procure ajudar os seus colegas, sempre que seja necessário. Da mesma forma, não deverá sentir-se constrangido quando necessitar pedir ajuda.
7. Dialogue
Ao sentir-se desconfortável com alguma situação ou função que lhe tenha sido atribuída, é importante que explique o problema, para que seja possível alcançar uma solução de compromisso, que agrade a todos.
8. Planeje
Quando várias pessoas trabalham em conjunto, é natural que surja uma tendência para se dispersarem; o planejamento e a organização são ferramentas importantes para que o trabalho em equipe seja eficiente e eficaz. É importante fazer o balanço entre as metas a que o grupo se propôs e o que conseguiu alcançar no tempo previsto.
9. Evite cair no "pensamento de grupo"
Quando todas as barreiras já foram ultrapassadas, e um grupo é muito coeso e homogêneo, existe a possibilidade de se tornar resistente a mudanças e a opiniões discordantes. É importante que o grupo ouça opiniões externas e que aceite a idéia de que pode errar.
10. Aproveite o trabalho em equipe
Afinal o trabalho de equipe, acaba por ser uma oportunidade de conviver mais perto de seus colegas, e também de aprender com eles."
(Autor desconhecido)
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Um comentário:
É realmente um texto importantíssimo para nossa reflexão.
Parabéns ao idealizador e colaborador da página.
Um abraço,
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